O cumprimento formal entre as pessoas é o aperto de mão, disso estamos todos de acordo. Mas, quando estamos na informalidade, cumprimentamo-nos em outros formatos, por exemplo, o abraço. Tem até uma data comemorativa para o abraço. Trata-se de um gesto aconchegante e muito valorizado entre as pessoas devido à sua característica de intimidade. Vale lembrar que pode assumir às vezes conotação pejorativa quando, por exemplo é chamado de “ abraço de tamanduá ” com a pecha de traição.
Associado ao abraço, gesto em geral concomitante, temos o ósculo ou beijo, como queiram, indicativo de amizade e apreço. A variante desse tipo de cumprimento, o beijo, nem sempre o gesto corresponde à sua essência, o chamado beijo social que nada mais é do que uma caricatura do que o beijo na face na verdade representa. A sua informalidade deixa muito a desejar.
Por fim, temos o CAFUNÉ. Esse sim é fruto de intimidade; deixa de ser um cumprimento para assumir a característica de um carinho. Você pode estar se perguntando, afinal o que vem a ser o tal CAFUNÉ ? Segundo o dicionário Aurélio, CAFUNÉ é o “ ato de coçar levemente a cabeça de alguém para fazê-lo adormecer “. A importância atribuída ao CAFUNÉ portanto, fica a critério exclusivo do coçado e do
coçador , né ? Fala sério, você gosta ou não de um cafuné ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário