Certa vez, em viagem turística, deparei-me com o seguinte slogan: “ nunca critique um povo pelos seus costumes ”. De fato, cada povo tem lá os seus costumes que afinal são traduzidos em contos, crenças, danças, música e muitas outras manifestações culturais. O conjunto dessas tradições regionais dentro da filosofia de vida das pessoas é chamado, segundo o dicionário, de folclore, uma palavra de origem inglesa ( FOLKLORE ) conforme definição do dicionário Aurélio.
No Brasil, devido à miscigenação de raças ( cruzamento de etnias ) essas manifestações culturais têm origem nos diversos elementos e seguimentos da nossa sociedade, com forte participação da influência negra através da escravidão; cada região do país apresenta essas manifestações próprias que, afinal de contas, constituem o elenco de tradições, como se costuma dizer. Muitas dessas manifestações de tradição foram trazidas de Portugal na época dacolonização e por vezes foram regionalizadas por força da imigração, muito presente, por exemplo, nos estados da região sul.
Folclore e tradição são manifestações que muitas vezes têm a mesma origem e sobrevivem graças às comunidades que se agrupam com essa finalidade, fazendo com que haja a perpetuação dessas manifestações no seio da população
Nenhum comentário:
Postar um comentário