sábado, 18 de maio de 2019

GENEROSIDADE

Há pessoas no nosso caminho de quem nos tornamos credores face as suas atitudes  ligadas à dedicação e ao amor ao próximo. Isso é constatado também quando se afirma que as palavras voam; os exemplos arrastam. Ser generoso é uma qualidade inerente às pessoas que pautam as suas vidas pelo amor a Deus e ao próximo. Isso se manifesta pela maneira como agem no trato com os irmãos. Um gesto, uma palavra, um ouvir, uma ajuda física, tudo isso compõe o leque de atitudes de generosidade. E a gratidão é a contrapartida da generosidade. A gratidão é um dos sentimentos mais nobres do ser humano. Ser grato é reconhecer-se iluminado por Deus diante da generosidade do irmão.
Para ilustrar o tema da nossa reflexão, recorremos a uma personagem bíblica, a Rainha Ester. Ela, depois de ser escolhida rainha, apresentou-se ao Rei Assuero que lhe
concedeu o direito de lhe fazer um pedido, mesmo que fosse a metade do seu reino. Observe-se que ela era judia e que o povo judeu estava subjugado pelo Rei Assuero. Surpreendentemente, ao invés da oferta real, ela pediu o bem estar do seu povo, num ato de pura generosidade e de supremo desprendimento. Portanto, ser generoso muitas vezes esconde o desprendimento e renúncias de quem está se apresentando para a execução de um serviço ao irmão. Ser generoso, portanto, é uma graça de Deus, com certeza. Miremo-nos na atitude da Rainha Ester e, cá entre nós, nas pessoas generosas que nos cercam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário